Associação Congregação Santa Catarina

Associação Congregação Santa Catarina

Hospital Nossa Senhora da Conceição

Informações

Horário Portaria Central:

Das 06:00 às 22:00 horas

Horário visitas

Unidades de Internação SUS: 10h30 às 18h30 horas

Unidades de Internação Convênio/Particular: 10 às 21 horas

Veja outras informações

Ano Novo Cealag Doe Sangue Visita Ampliada

Busca:

Notícias

HNSC chama atenção para o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

HNSC chama atenção para o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

23/09/2016

 

  Para marcar o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, comemorado na próxima terça-feira (27), a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, promoverá algumas ações durante a próxima semana com a finalidade de conscientizar as pessoas e a comunidade hospitalar sobre a necessidade de se comunicar aos familiares o desejo de ser um doador de órgãos. 

      A primeira atividade realizada pela comissão será uma ação social, no dia 27, em frente à instituição, no período da manhã, com a distribuição de panfletos com orientações sobre o assunto, além de oferecer gratuitamente à comunidade, teste de glicemia e verificação de pressão arterial por meio de uma equipe multiprofissional.    

    No dia 29, uma palestra sobre a importância da declaração em vida da vontade de ser um doador de órgãos, será ministrada aos colaboradores, às 10h30min e às 16 horas, no salão nobre da instituição.

    Na sexta-feira (30), uma palestra direcionada aos acadêmicos da área da saúde, sobre o tema ‘Doação de Órgãos’, será realizada no Bloco Pedagógico da Unisul, às 19 horas, com a professora de enfermagem Katia Regina de Bona Porton.

    Um encontro entre os médicos do corpo clínico do HNSC e o médico intensivista da SC Transplantes, Rafael Lisboa, será realizado com o tema ‘Diagnóstico de Morte Encefálica”, cuja data ainda não foi definida.

 

 

Saiba mais:


            A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do HNSC é quem faz as intermediações das captações na instituição hospitalar. O grupo formado por enfermeiros e médicos, trabalha para conscientizar a população e efetivar as possíveis doações. Ligada diretamente à Central de Notificação de Captação e Distribuição de Órgãos de Santa Catarina, a equipe realiza diariamente a busca ativa de possíveis doadores. Uma das funções da comissão é realizar o acolhimento dos familiares, após a confirmação da morte encefálica do paciente. A abordagem junto à família é o momento mais importante do trabalho da Cihdott, segundo a coordenadora da comissão, Ana Paula da Silva Maciel.

            No período de janeiro a 10 de setembro deste ano, foram registrados 21 pacientes com diagnóstico de morte encefálica no HNSC, deste total, houve sete doações múltiplas de órgãos, 11 de córneas, oito recusa familiar, três contraindicações que impossibilitaram a doação e três paradas cardíacas, que inibiram a abertura de protocolo por instabilidade.

            Para a enfermeira Ana Paula a negativa familiar é hoje o principal motivo para que um órgão não seja doado. A justificativa da família para não doar é o fato de nunca terem conversado sobre o desejo de doação “É de extrema importância que em vida informamos aos nossos familiares o desejo de ser um doador”, enfatiza Ana.

Fonte: Assessoria de Comunicação


Voltar


  • Hospital Nossa Senhora da Conceição - Diretor Técnico: Dr. Mauro da Silva (CRM 1840)
  • Rua Vidal Ramos, 215 - Centro - 88701-160 - Tubarão/SC
  • Fone: (48) 3631-7000 - Fax: (48) 3631-7088 - SAC: (48) 3631-7050
  • - http://www.hnsc.org.br/
-28.471972 -49.014456

Desenvolvimento: Tecmedia Internet Design

Copyright 2008 - Todos os direitos reservados - SDP - Hospital Nossa Senhora da Conceição