Associação Congregação Santa Catarina

Associação Congregação Santa Catarina

Hospital Nossa Senhora da Conceição

Informações

Horário Portaria Central:

Das 06:00 às 22:00 horas

Horário visitas

Unidades de Internação SUS: 10h30 às 18h30 horas

Unidades de Internação Convênio/Particular: 10 às 21 horas

Veja outras informações

Cealag Doe Sangue Natal 2017

Busca:

Notícias

Campanha estimula humanização no cuidado a saúde

Campanha estimula humanização no cuidado a saúde

21/12/2017

    Apesar do grande fluxo de pessoas e movimentação vivenciada diariamente pelos profissionais que atuam no Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, eles conseguem através da dedicação e de práticas humanizadas, arrancar sorrisos e agradecimentos dos pacientes mesmo no momento de aflição e de dor. O projeto “O que importa para você?”, desenvolvido na instituição desde o ano passado, vem ao encontro das práticas humanizadas já desenvolvidas pelos profissionais do HNSC e tem proporcionado resultados tocantes.
    O movimento “O que importa para você?” é uma campanha da Associação Congregação de Santa Catarina, mantenedora do HNSC, que tem o propósito de estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, criando um elo de compaixão e empatia entre eles. O objetivo principal do projeto é que todos os colaboradores atendam os pacientes de forma humanizada, aprimorando o cuidado de saúde e assistência social, com base no que realmente importa para o paciente. A ACSC foi à pioneira, na América Latina a aderir à campanha, em 2016 e, atualmente, está sendo disseminada em diversas instituições mantidas pela associação.
    No Hospital Nossa Senhora da Conceição, uma comissão foi criada para consolidar o projeto na instituição e estimular os colaboradores a construírem uma relação de confiança com o paciente, adequando o cuidado às reais necessidades e anseios daquela pessoa, ajudando-a da melhor forma. “O projeto nos coloca no lugar do outro, fazendo com que aflore o melhor do ser humano: o amor e a empatia”, evidencia a gerente de enfermagem do HNSC, Márcia Rita Cecchi Spessatto. “Estes sentimentos invisíveis, intocáveis e essenciais nos fazem viver diariamente acreditando que podemos ser melhores”, acrescenta.
    Nesta sexta-feira (22), os profissionais que integram a comissão no HNSC, irão percorrer os quartos coletivos que atendem os pacientes do SUS a fim de entender melhor as necessidades dos pacientes naquele momento e o que realmente importa na vida dessas pessoas.  Por meio de paródias, os profissionais estarão em contato direto com os pacientes onde é fundamental que o profissional pergunte o que importa, ouça o que importa e faça o que importa.
    Ainda de acordo com a gerente Márcia, os profissionais envolvidos com o projeto mostram um olhar diferenciado e único, fazendo com que a pessoa  sinta-se especial e importante. “Percebemos que os profissionais trabalham mais felizes, pois eles reconhecem que podem fazer a diferença na vida dos pacientes, tornando momentos de dor e incertezas, em momentos de felicidade, harmonia e esperança”, enfatiza Márcia.
     O enfermeiro Guilherme Pereira Garcia, um dos integrantes da comissão, revela que todo o grupo tem a sensação de aprendizagem e dever cumprido, após as conversas. “Além da saúde do corpo, muitas vezes, o paciente precisa de um olhar diferenciado, humanizado, de amor e carinho que, às vezes, a correria do dia a dia nos deixa cego”, descreve o enfermeiro que atua  no Pronto Atendimento da instituição.
    Recentemente um vídeo caseiro sobre o projeto realizado no Setor de Emergência foi postado na Fan Page do HNSC e obteve mais de 28 mil visualizações.

Fonte: Assessoria de Comunicação do HNSC


Voltar


  • Hospital Nossa Senhora da Conceição - Diretor Técnico: Dr. Mauro da Silva (CRM 1840)
  • Rua Vidal Ramos, 215 - Centro - 88701-160 - Tubarão/SC
  • Fone: (48) 3631-7000 - Fax: (48) 3631-7088 - SAC: (48) 3631-7050
  • - http://www.hnsc.org.br/
-28.471972 -49.014456

Desenvolvimento: Tecmedia Internet Design

Copyright 2008 - Todos os direitos reservados - SDP - Hospital Nossa Senhora da Conceição