Associação Congregação Santa Catarina

Associação Congregação Santa Catarina

Hospital Nossa Senhora da Conceição

Informações

Horário Portaria Central:

Das 06:00 às 22:00 horas

Horário visitas

Unidades de Internação SUS: 10h30 às 18h30 horas

Unidades de Internação Convênio/Particular: 10 às 21 horas

Veja outras informações

Ano Novo Cealag Doe Sangue Visita Ampliada

Busca:

Ações sociais

Responsabilidade ambiental

Sistema de Gerenciamento de Resíduos

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), além de primar pela segurança em todos os serviços oferecidos, preocupa-se com atitudes sustentáveis. Um dos destaques é o Sistema de Gerenciamento de Resíduos. A iniciativa, além de oferecer um encaminhamento seguro ao que é descartado na instituição, garante a proteção dos funcionários e a preservação da saúde pública e do meio ambiente. A reciclagem de materiais também tem sido uma prática constante. Ano passado, 4.090 quilos de resíduos produzidos dentro do hospital foram adquiridos por empresas que trabalham com produtos recicláveis.

Todo o material é separado ainda na instituição, onde cada setor realiza o processo de separação e descarte correto de seus resíduos, depositando-os no Armazenamento Temporário de Resíduos, um local específico para isto dentro da própria instituição.

Um dos engenheiros do hospital, Luciano Bendo Scandolara, lembra que a coleta, deste local temporário, é realizada por profissionais treinados e equipados, além de serem seguidas algumas rotinas, rotas e horários preestabelecidos. “Realizada a coleta nos setores, os resíduos são armazenados no Depósito Externo de Resíduos, onde aguardará a coleta para destinação final”, explica. O recolhimento do material do Depósito Externo de Resíduos, para o destino apropriado, seja para incineração, reciclagem, aterro sanitário ou aterro industrial, ocorre em dias e horários preestabelecidos.

Um bom exemplo deste trabalho é o recolhimento de todo o óleo usado na cozinha. Ao mês, aproximadamente 100 litros de gordura são adquiridos por uma empresa da região, que reutiliza o material para a fabricação de solvente e detergente. A ação evita que este material seja lançado diretamente no sistema de esgoto, já que estudos apontam que os componentes do óleo de cozinha são muito agressivos e chegam aos rios, onerando em 100% o tratamento do esgoto.

Voltar


  • Hospital Nossa Senhora da Conceição - Diretor Técnico: Dr. Mauro da Silva (CRM 1840)
  • Rua Vidal Ramos, 215 - Centro - 88701-160 - Tubarão/SC
  • Fone: (48) 3631-7000 - Fax: (48) 3631-7088 - SAC: (48) 3631-7050
  • - http://www.hnsc.org.br/
-28.471972 -49.014456

Desenvolvimento: Tecmedia Internet Design

Copyright 2008 - Todos os direitos reservados - SDP - Hospital Nossa Senhora da Conceição