Associação Congregação Santa Catarina

Associação Congregação Santa Catarina

Hospital Nossa Senhora da Conceição

Informações

Horário Portaria Central:

Das 06:00 às 22:00 horas

Horário visitas

Unidades de Internação SUS: 10h30 às 18h30 horas

Unidades de Internação Convênio/Particular: 10 às 21 horas

Veja outras informações

Cealag Doe Sangue

Busca:

Ações sociais

Responsabilidade ambiental

Projetos sociais

Grupos de voluntários

Ser voluntário é saber compartilhar o que temos de mais precioso em nossas vidas: amor, felicidade, sabedoria, conhecimento, tempo e humildade. É um cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea para causas de interesse social e comunitário. Ao doarem sua energia e sua generosidade, os voluntários estão respondendo a um impulso humano básico: o desejo de ajudar, de colaborar, de compartilhar alegrias, de aliviar sofrimentos, de melhorar a qualidade da vida em comum. E isso é o que acontece dentro de nosso hospital com a dedicação de aproximadamente 300 voluntários distribuídos em diversos grupos que atuam em alguns setores da instituição. A missão dos grupos de voluntários do HNSC é contribuir para o atendimento das necessidades básicas (socioeconômicas-espirituais) dos pacientes internados de acordo com os princípios éticos e cristãos. Confira os grupos de voluntários que fazem a diferença no dia-a-dia de nossa instituição:

O que é necessário para ser voluntário dentro do HNSC?

Basta entrar em contato com a coordenadora dos grupos de voluntários, Liliana C. Soares, para fazer uma entrevista, através do fone: (48) 3631-7074.

Topo

Dicas sobre voluntariado

  1. Todos podem ser voluntários - Não é só quem é especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Todas as pessoas capacidades, habilidades e dons. O que cada um faz bem pode fazer bem a alguém.
  2. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária - Não é uma atividade fria, racional e impessoal. É relação de pessoa a pessoa, oportunidade de se fazer amigos, viver novas experiências, conhecer outras realidades.
  3. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla - O voluntário doa sua energia e criatividade mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.
  4. Voluntariado é ação - Não é preciso pedir licença a ninguém antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz.
  5. Voluntariado é escolha - Não há hierarquia de prioridades. As formas de ação são tão variadas quanto as necessidades da comunidade e a criatividade do voluntário.
  6. Cada um é voluntário a seu modo - Não há fórmulas nem modelos a serem seguidos. Alguns voluntários são capazes, por si mesmos, de olhar em volta, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo, juntando os vizinhos, amigos ou colegas de trabalho. Por vezes é uma instituição inteira que se mobiliza, seja ela um clube de serviços, uma igreja, uma entidade beneficente ou uma empresa.
  7. Voluntariado é compromisso - Cada um contribui na medida de suas possibilidades mas cada compromisso assumido é para ser cumprido. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente.
  8. Voluntariado é uma ação duradoura e com qualidade - Sua função não é de tapar buracos e compensar carências. A ação voluntária contribui para ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas, melhorar a qualidade de vida da comunidade.
  9. Voluntariado é uma ferramenta de inclusão social - Todos têm o direito de ser voluntários. As energias, recursos e competências de crianças, jovens, pessoas portadoras de deficiência, idosos e aposentados podem e devem ser mobilizadas.
  10. Voluntariado é um hábito do coração e uma virtude cívica - É algo que vem de dentro da gente e faz bem aos outros. No voluntariado todos ganham: o voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha, a comunidade.

Topo


  • Hospital Nossa Senhora da Conceição - Diretor Técnico: Dr. Mauro da Silva (CRM 1840)
  • Rua Vidal Ramos, 215 - Centro - 88701-160 - Tubarão/SC
  • Fone: (48) 3631-7000 - Fax: (48) 3631-7088 - SAC: (48) 3631-7050
  • - http://www.hnsc.org.br/
-28.471972 -49.014456

Desenvolvimento: Tecmedia Internet Design

Copyright 2008 - Todos os direitos reservados - SDP - Hospital Nossa Senhora da Conceição